Por que investir em cibersegurança?

Paulo /// 01 de Fevereiro de 2019  /// 

Com a transformação digital, aumentou-se ainda mais o valor dos dados para o sucesso do negócio. Entre tantos questionamentos, fica a dúvida do por que  investir em cibersegurança em curto, médio ou longo prazo.
Descrevemos algumas importâncias e os motivos pelos quais você deve atentar-se.
Investir em cibersegurança nunca foi uma necessidade tão grande. A transformação digital e o aumento constante do valor dos dados para o sucesso de um negócio tornaram sistemas corporativos alvos constantes de ataques e tanto os processos quanto a proteção da infraestrutura de TI e aplicações se tornaram obrigatórios.

Por que investir em Cibersegurança? Evitar o comprometimento de dados

A questão prioritária na cibersegurança é proteger informações de natureza confidencial, como dados de clientes, e operacional — dados sobre produtividade que guardam segredos corporativos ou que são fundamentais para o funcionamento rotineiro da empresa.
Portanto, o retorno mais importante desse investimento é na própria saúde do negócio.
Como profissional da área, você entende isso e precisa usar sua influência para transmitir essa mensagem para outras diretorias.
Entre os maiores erros cometidos hoje por empresas está tratar a cibersegurança como um gasto secundário e não entender a sua relevância no core do negócio: a proteção de transações, a blindagem do sistema e a necessidade de aumentar a produtividade sem se expor.
Isso vale para qualquer tamanho de empresa e para qualquer área de atuação.

Garantir a confiabilidade de informações críticas

Outro fator importante que aponta para investimento em cibersegurança é a confiabilidade de dados tanto para uma gestão efetiva de negócio quanto para uma operação otimizada. 
Ferramentas especializadas, principalmente aquelas apoiadas em nuvem, conseguem coletar e armazenar dados com algumas rotinas importantes como backup e registro de alterações.
Isso não só garante que aquelas informações estão corretas, ou seja, que não foram adulteradas, como facilita a identificação e a correção de anomalias no uso do sistema.

Dar mais fôlego à TI

Se falamos tanto no novo papel estratégico da TI dentro das empresas, não podemos deixar de citar a importância da cibersegurança para a transformação do seu setor.
Com a automatização cada vez mais sofisticada de métodos de proteção de dados, a sua equipe perde menos tempo monitorando tentativas de ataques e corrigindo brechas.
Com esse espaço, você pode focar muito mais no que um sistema seguro e confiável traz de benefícios para o futuro da empresa.

Transformar o ato de investir em cibersegurança em um diferencial de mercado

Sim, isso é uma tendência para o futuro. Com os vazamentos e comprometimentos de informações sigilosas mais recentes, o público começa a buscar mais marcas que têm uma imagem de confiança e responsabilidade na forma como lidam com a tecnologia.
A segurança da informação é uma porta para facilitar o acesso remoto a dados e a colaboração — o que aumenta a produtividade. Também permite à TI a trabalhar com um volume maior de dados e transformá-los em estratégias de negócio.
Ou seja, investir em cibersegurança é não só uma forma de proteger o sistema, mas uma rede de segurança para que você ajude a empresa a tentar saltos maiores. Para começar, é só encontrar parceiros especializados e soluções tecnológicas preparadas para lidar com esse novo cenário.
Nós da ATAK oferecemos soluções especializadas para ampliar a proteção de dados na sua empresa!

Paulo Buchianeri

Paulo Buchianeri

Gestor do grupo ATAK Soluções

Deixe uma resposta

Ransomware: Previna

Previna sua empresa contra o ataque de Rackers

Fale Conosco

Precisa de um expert? Não exite em nos contatar,responderemos o mais breve possível
Fechar Menu